Os dilemas, desafios e perspectivas para implementação de políticas públicas de saúde mental no município de Aracaju são o foco da Audiência Pública convocada pela vereadora professora Sonia Meire (PSOL) que acontecerá na próxima segunda, 16, às 14h. A Audiência será realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e reunirá uma série de representantes institucionais das secretarias do município de Aracaju, movimentos sociais e sindicais, trabalhadores da área e a população aracajuana
“A pandemia da COVID19 intensificou ainda mais o cenário de adoecimento mental da população brasileira, o que exige políticas públicas intersetoriais de promoção à saúde mental. Por outro lado, a gestão municipal em Aracaju pouco tem avançado no fortalecimento do atendimento à saúde mental”, destaca a vereadora.
O enfraquecimento da Rede de Atenção Psicossocial e das políticas de acolhimento humanizadas para pessoas em sofrimento mental também será debatido durante a Audiência Pública.
“O que está ocorrendo em Aracaju é uma completa defasagem de profissionais na área junto com o avanço das terceirizações e privatizações na gestão pública. Precisamos enfatizar a urgência da realização de concursos públicos, com a implantação de psicólogas e psicólogos na Educação Básica e abrigos, bem como o fortalecimento dos CAPS”, complementa Sonia Meire.
Convite
O quê: Audiência Pública “Dilemas, desafios e perspectivas para implementação de políticas públicas de saúde mental no município de Aracaju”
Quando: 16/10, às 14h
Onde: Câmara Municipal de Aracaju (CMA)