Sonia Meire, vereadora de Aracaju, é professora da UFS, aposentada, mãe, feminista, antirracista, sindicalista, uma mulher trabalhadora, comprometida com uma trajetória de grande dedicação às lutas e está em constante movimento na defesa da vida e dos direitos!

Na sua vida pública fez escolhas que só trazem orgulho para quem é trabalhador e trabalhadora, durante a pandemia, envolveu-se com o apoio a campanhas em defesa da vacina, da alimentação para as comunidades mais pobres, pelos fundos públicos para a educação e saúde públicas, pelo acesso à água, à moradia, na defesa dos direitos dos trabalhadores de aplicativos, por renda emergencial para desempregadas/dos, fundos públicos para garantir a subsistência de centenas trabalhadoras/es da cultura.

Sonia Meire esteve e continua presente em diversos momentos da luta apoiando crianças e adolescentes vítimas da violência doméstica e institucional, de mulheres vítimas de abuso e exploração e atua no combate ao feminicídio, das pessoas com deficiência, lutando por políticas públicas inclusivas. Organiza e protagoniza com centenas de mulheres do estado os atos na defesa dos direitos reprodutivos, de decidirem sobre seu corpo, a vida das mulheres negras e periféricas, mulheres trans e população LGBTQIA+. Sua defesa é incansável pela vida das mulheres e dos desfavorecidos.

A pauta ambiental na defesa das comunidades tradicionais tem sido uma constante em sua vida. Ribeirinhas/os, extrativistas; marisqueiras, pescadoras/es, das terras indígenas e quilombolas, assim como também tem realizado a defesa da Eletrobrás, da Petrobrás, dos Correios e da DESO

Para transformar essa dura realidade, Sonia Meire, fez campanha e apoiou Lula em 2022, sendo candidata a Deputada Federal, onde obteve 20 mil votos.  Sônia Meire, que já foi candidata a Governadora e a única mulher candidata ao Senado em 2018, também foi a 8ª vereadora mais votada de Aracaju nas últimas eleições de 2020, com Coragem e Esperança