Na próxima segunda, 3 de julho, a vereadora professora Sonia Meire (PSOL) realizará a Sessão Especial “Dia Municipal da Mulher Negra – Rejane Maria Pureza do Rosário e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”. A sessão terá início às 9h, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e tem como objetivo qualificar o debate público e fortalecer as mobilizações em torno das pautas e bandeiras de defesa das mulheres negras em Aracaju.
Para debater o tema, foram convidadas a agente comunitária e educadora popular Josineide Dantas, que integra o setorial de negras e negros do PSOL, a Rede de Mulheres Negras de Sergipe, a Rede de Mulheres Negras no Espaço de Poder do Nordeste, a coordenação do Fórum de organizações Negras de Sergipe e o Movimento Negro Unificado em Sergipe (MNU-SE); a integrante do Coletivo Negro Beatriz Nascimento e graduada em Direito, Stefany Caroline Santos; a articuladora da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, da Frente Sergipana pelo Desencarceramento e conselheira do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura, Iza Negratcha; e a fundadora do Coletivo Espaço Criativo e co-criadora da Feirinha das Quebradas Jhully Souza, mulher negra e periférica, graduada em Administração e dançarina.
A vereadora Professora Sonia Meire fez questão de ressaltar a importância das mulheres negras nos espaços políticos de debate e decisões. “Eu não ando só, e as mulheres, especialmente as mulheres negras, são um dos pilares de atuação da nossa mandata popular. Por isso, convidamos as mulheres negras a ocuparem o espaço da Câmara Municipal, nesse mês de Julho, em alusão ao Dia Internacional, nacional e municipal da Mulher Negra, que comemoramos no dia 25 de Julho. Será uma oportunidade de articulação política e possibilidade de formulações e proposições em torno de ações que podemos encaminhar coletivamente”, afirmou a vereadora Sonia Meire.