A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 22 de março como o Dia Mundial da Água, a data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões fundamentais que envolvem os recursos hídricos e o direito humano a eles.
Neste dia 22 a vereadora professora Sonia Meire participou, junto a movimentos sociais e a população da IV Caminhada da Água, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan-se).
Em um cenário mundial marcado pelo aquecimento global, crise climática e escassez hídrica em diversas regiões do planeta, inclusive no Brasil, a luta é pelo reconhecimento e tratamento da água como um bem de todos e um direito humano inegociável.
“Estamos em todos os espaços falando sobre a importância da água e que não podemos permitir as privatizações. Água é direito, é vida e não pode ser tratada como mercadoria. E nós seguimos em luta em defesa dos nossos recursos hídricos e contra a privatização da água”, enfatizou a vereadora.
Ainda no início desta semana aconteceu na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Audiência Pública sobre ‘O novo marco regulatório do saneamento e a privatização da Deso’, na ocasião, Sonia ressaltou a importância de discutir sobre o tema tendo em vista que o saneamento é uma questão de saúde pública e não deve ser tratado como negócio lucrativo.
“Precisamos discutir sobre o tema e mostrar para a população que a privatização da Deso vai aumentar o valor da taxa mínima que hoje está em torno de aproximados quarenta reais podendo chegar até $120,00 reais e, não garantirá acesso a todas e todos”, explicou”.