Você está visualizando atualmente Câmara aprova três Projetos de Lei de autoria da vereadora Professora Sonia Meire

Câmara aprova três Projetos de Lei de autoria da vereadora Professora Sonia Meire

Três Projetos de Lei de autoria da vereadora professora Sonia Meire foram aprovados em segunda votação na manhã da quarta-feira, 15, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Um deles é o PL 44/2023, que determina a implementação de um canal de denúncias contra o assédio sexual nas instituições da rede municipal de ensino, com a implementação de políticas de acolhimento para mulheres, crianças e adolescentes que são vítimas da prática de assédio sexual.

“A Lei 10.224/2001, que tipifica o assédio sexual e acrescenta a prática ao Código Penal, completou 22 anos no último mês de maio. Representa um avanço significativo para a nossa sociedade. No entanto, precisamos avançar ainda mais nas ações de prevenção e de acolhimento às vítimas”, destaca Sonia Meire.

A vereadora explicou que de acordo com o PL, as ações devem ser articuladas entre as pastas da Educação, Saúde e Assistência Social em âmbito municipal.

“O canal que estamos propondo não é apenas para recebimento das denúncias, mas também para criar uma comissão articulada entre as escolas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) nos bairros e os Centros de Referência de , Assistência Social (CRAS), para acompanhamento dos casos, planejamento e execução das ações necessárias. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deve se responsabilizar pela elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e de sensibilização”, complementa.

Cultura

Os outros PLs aprovados em segunda votação são no âmbito da cultura. O PL nº 47/2023, que inclui no Calendário Cultural e Festivo de eventos do município de Aracaju o festejo do bloco ‘Descidão dos Quilombolas’, e o PL nº 48/2023 de autoria da vereadora professora Sonia Meire (PSOL), que insere o bloco carnavalesco “VemNiMim, Arnesto!”, também no Calendário.

De acordo com a vereadora Sonia Meire, Projetos de Lei que reconhecem os grupos culturais como partes integrantes do Calendário Cultural e Festivo de Aracaju são essenciais para fortalecer a cultura local e os grupos que lutam pela valorização cultural.

“O PL 47/2023 é um dos primeiros que apresentamos nesta casa, por entender a importância do Descidão dos Quilombolas enquanto manifestação cultural em Aracaju. Além disso, é um grupo que tem legitimidade junto à comunidade que se localiza ali nos arredores da rua Geruzinho, desenvolve projetos voltados à formação de crianças e adolescentes na comunidade, que é formada majoritariamente pela população negra e que, a partir do seu trabalho, também contribui para mudar a realidade local”, defendeu Sonia Meire.

Já “O VemNiMim, Arnesto!” tem feito o carnaval de rua em Aracaju há oito anos, com recursos próprios e doações. “São homens e mulheres que se organizam para trazer a musicalidade, resgatar o carnaval de rua que a gente tanto reivindica. É um grupo que percorre as ruas da cidade levando música e alegria e muitas vezes sente dificuldades para aprovar o roteiro. Por isso, é importante reconhecer os grupos que lutam para resgatar o nosso carnaval, e que tornam a festa mais inclusiva para crianças e adolescentes”, destacou a vereadora.

Os PLs foram aprovados em segunda votação e após a fase de redação final seguirão para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.

Deixe um comentário