Na próxima quarta-feira (10), às 14h, será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju uma Audiência Pública de autoria da vereadora Sonia Meire com o tema “Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo”. O debate contará com a presença da professora de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Shirley Silveira; da dirigente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado de Sergipe, Quitéria Santos; do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Márcio Amazonas; e do Auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Thiago Laporte, além da Coordenação Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo de Sergipe.
“Essa audiência foi organizada junto com a professora Shirley Silveira através de estudos dela sobre o tema. Essa é uma política que precisamos combater, porque o trabalho análogo à escravidão continua sendo realizado no nosso país, principalmente no meio rural, e em Sergipe, inclusive, temos casos em fazendas. Mas ainda temos também pessoas na cidade em trabalho doméstico nesse regime. Estamos no século 21 e ainda com esse pensamento, um tipo de trabalho que não comporta na nossa sociedade, um trabalho penoso e desumano. Eu faço parte da Comissão de Direitos Humanos na Câmara e essa é uma pauta que também estou levando para lá”, disse a vereadora Sonia Meire.
Esse debate é urgente e necessário para que se possam sistematizar propostas de enfrentamento e denúncias, além das condições e relações de trabalho que, infelizmente, ainda existem e são análogas à escravidão, seja na cidade ou no campo, em Aracaju ou em Sergipe. A audiência é aberta ao público, e a população pode participar presencialmente ou online através do Youtube da TV Câmara
Convite
O quê: Audiência Pública “Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo”
Quando: 10/04, às 14h
Onde: Câmara Municipal de Aracaju (CMA)