A cidade está em festa e para garantir um carnaval tranquilo, consciente e com respeito, a vereadora professora Sonia Meire fez indicações em relação à segurança de mulheres, vítimas de violência racial, pessoas LGBTQIAP+, crianças e adolescentes.
“Estarei na folia junto da população, mas irei cumpir meu papel de fiscalizar. Para isso, solicitamos à prefeitura, por meio de indicações, que haja pontos de apoio às vítimas de violência racial, pessoas LGBTQIAP+, mulheres, crianças e adolescentes, além da veiculação de campanhas educativas para combater o assédio, o abuso e a violência, que infelizmente ainda acontecem em meio à folia”, explicou a vereadora.
As indicações foram feitas considerando os inúmeros casos recentes de violência contra mulheres praticados em ambientes de festas e shows, incluindo a capital sergipana, alguns de grande repercussão na mídia nacional e local.
Entre as medidas solicitadas, estão a implementação de estratégias que garantam a prevenção, combate e assistência em relação a casos de violência contra mulher, garantia de que existam pontos fixos de referência para assistência às mulheres em situação de violência, incluindo estrutura de “Tenda de Acolhimento e Ônibus Lilás”, pontos fixos de referência profissionais capacitados para apoio e atendimento gratuito às mulheres, em caso de violência de gênero, racial ou LGBTQIA+, com presença de assistente social, psicóloga, advogada, médica e enfermeira.
“Para que a folia seja feita com segurança e respeito precisamos de estratégias de conscientização ao público, por meio de divulgação de material educativo, seja impresso ou audiovisual, de como identificar sinais de machismo, assédio e importunação sexual, assim como lei de Importunação sexual e Lei Maria da Penha”, afirmou Sonia.